terça-feira, 14 de maio de 2013

QUARTA - Cuidado! As unhas de gel podem ser prejudiciais



Usar cremes hidratantes e ir frequentemente à manicure são atitudes que devem ser mantidas, mas apenas isso não garante a saúde das unhas. Ao contrário do que se imaginam, as unhas não são apenas um complemento do corpo, elas têm como principal função proteger as pontas dos dedos e auxiliar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos.


 Além do aspecto estético, as unhas podem revelar o seu estado de saúde. Por isso, é de vital importância escolher os cosméticos corretos que serão aplicados sobre elas para não danificá-las ou mesmo influenciar no desenvolvimento de doenças que podem danifica-las.

Com tantos esmaltes que trazem as mais variadas nuances, as mulheres tendem a desejar ter unhas mais compridas para desfilar todo esse colorido e efeitos decorativos. Como algumas não conseguem deixar a unha crescer, acaba escolhendo por um alongamento artificial. Ou seja, por unhas de gel, que oferecem durabilidade, resistência e melhor acabamento.

Mas é preciso avaliar todos os benefícios e desvantagens que esta técnica proporciona. Muitos profissionais que fazem este procedimento alegam que a unha de gel exerce um papel fortalecedor, pois ‘protegeria’ a unha natural à medida que esta vai crescendo. Afirmar tal coisa é uma imprudência, pois se a unha está fraca, descamando ou quebradiça, é sinal de algum problema de saúde e quem pode investigar essas causas é somente o dermatologista.

Efeitos colaterais

Como este acessório é moldado direto sobre a lâmina ungueal com um gel que endurece diante da ação da luz ultravioleta, a preocupação é em relação à descamação e ocultação de doenças. Outro ponto que merece atenção é a remoção. É necessário deixar as pontas dos dedos de molho em 100 ml de acetona para que a unha artificial descole.

A acetona usada para descolar as unhas artificiais é altamente  desidratante, podendo causar alergias e dermatites na pele ao redor. Além disso, a radiação UV usada para selagem das unhas pode ser prejudicial, especialmente para quem tem tendências genéticas a cânceres de pele. A cobertura muito frequente das unhas pode mascarar infecções e tumores, e atrasar tratamentos necessários.

Contraindicação

O uso de unhas de gel é contraindicado para gestantes, diabéticos, pacientes alérgicos a produtos químicos, pessoas que frequentam muito praia, piscina e que façam esportes de muito impacto, uma vez que o choque da unha de gel com a bola, num jogo de vôlei, por exemplo, pode danificar o alongamento e atingir o leito ungueal.


INSTITUCIONAL

Agende o seu horário com a nossa manicure Anastasiya. Com certeza temos a cor ideal para o seu look da vez. Ligue (43) 3028-9190