sexta-feira, 20 de setembro de 2013

QUINTA 03-10 - Conheça as causas de câncer de mama em homens



Esse post é especialmente para os homens. Mas caso você mulher esteja lendo, compartilhe com seu amigo, namorado ou marido. Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e muito mais comum entre as mulheres, o câncer de mama também pode atingir os homens. O caso é raro, mas acontece. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a proporção pessoas do sexo masculino com a doença é de 1 para cada 100 casos femininos. O problema costuma aparecer nos homens entre os 50 e 60 anos e, geralmente, em estágio avançado. Isso porque a demora no diagnóstico acontece graças à falta de conhecimento ou mesmo preconceito contra a doença.

Causas do câncer de mama masculino
Alterações genéticas, hormonais, alimentação rica em gorduras, excesso de álcool ingerido e uso de anabolizantes ou de hormônios são fatores que podem desencadear o câncer nos homens. É preciso realizar o autoexame para que possa identificar alguma irregularidade na mama. Praticar exercícios físicos e apostar em uma dieta saudável aliada à alimentação contra o câncer de mama são grandes formas de prevenir a doença.

Tratamento
Assim como na mulher, o tratamento do câncer de mama no homem vai depender do estágio da doença. Depois do autoexame e da mamografia, o médico oncologista poderá optar por uma cirurgia de retirada da mama. Quando necessário, o paciente passa ainda por quimioterapia ou radioterapia.


 Como é a cirurgia 
A mesma reconstrução feita no sexo feminino é possível nos homens. Contudo, nas mulheres, são usados retalhos de tecidos e implante de prótese mamária, diferente do que acontece para o sexo masculino. “No homem, devido à sua anatomia torácica, não há necessidade de reconstrução do volume e as técnicas têm como objetivo o melhor resultado estético da região peitoral, o adequado posicionamento das cicatrizes finais e o fechamento da ferida cirúrgica”, explica o cirurgião plástico Dr. Alderson Luiz Pachecho. Os procedimentos mais comuns são exerese da glândula mamária ou ginecomastia, que dão o resultado estético desejado e reconstituem a anatomia local. Isso retoma a autoestima do paciente e promove a reabilitação física e social.

Via SaudeBelezaEstetica

Institucional
Que tal dar uma passadinha no Salão do Rapha para dar aquela renovada no visual? Ligue 43 3028-9190