domingo, 30 de junho de 2013

DOMINGO/ENTRETENIMENTO - Fotógrafa registra imagens de mães após dar à luz em protesto


"Estamos diante de uma epidemia de mulheres que não se sentem
dignas de serem consideradas bonitas"

Em julho de 2012, a norte-americana Jade Beall publicou no Facebook uma série de autorretratos em que mostrava o próprio corpo nu, ao lado do filho. A fotógrafa recebeu milhares de lhe elogios e o clique foi bastante compartilhado. Como resultado, centenas de mães escreveram pedindo que fizesse retratos delas - simplesmente como são, sem intervenções de Photoshop. Foi assim que nasceu a ideia de lançar o projeto "A Beautiful Body" ("Um corpo lindo", em tradução livre).


Segundo o jornal "Daily Mail", as imagens de mais de 50 mães, acompanhadas dos relatos das próprias jornadas de autoaceitação e confiança, aparecerão no livro de mesmo título, que Jade lançará em 2014 com a ajuda de voluntárias. O projeto pretende mostrar as mães sem intervenções de photoshop, com suas imperfeições, mas não menos belas.

Uma realidade distante das imagens que saem na mídia, que mostram as silhuetas lisas das estrelas de cinema depois de darem à luz. No trabalho de Jade, as estrias são evidentes e as barrigas ainda não recuperaram a firmeza. A fotógrafa, mãe de um menino de um ano e quatro meses, diz que a ideia surgiu dos questionamentos que a assombraram durante toda a vida e que foram difíceis de lidar após dar à luz.


"Quando era adolescente, vivia com um sentimento de profunda indignidade. Tinha acne e fui incapaz de me ver ao espelho durante quase três anos, a não ser à luz de velas. Engordei cerca de 23 quilos durante a gravidez e isso agravou minha história pessoal de aversão a mim mesma", explica a americana no site oficial do projeto. "Estamos diante de uma epidemia de mulheres que não se sentem dignas de serem consideradas bonitas", diz.


De acordo com a opinião de Jade, a pressão social é ainda maior para as mulheres que deram à luz. "As mães se sentem constrangidas por não recuperarem rapidamente a forma após o parto. Isso causa um sentimento de fracasso, em um momento no qual a experiência de se tornar uma mãe já é bastante difícil e grande parte das mulheres já não se sente bonita antes mesmo de dar à luz". Ela fotografa as mulheres gratuitamente no estúdio que tem em Tucson, no Arizona, e descreve a fotografia que faz como "terapêutica". A norte-americana define o próprio livro como um bálsamo, não apenas para as voluntárias de seus cliques, como também para a sociedade cujos paradigmas sonha em transformar.

Fonte: Marie Claire

INSTITUCIONAL

Ei, psiu! Todo mundo já viu que você está precisando de um corte de cabelo novo. Agende uma visita no Salão do Rapha e supere as expectativas!