domingo, 30 de junho de 2013

QUINTA/SAÚDE & BELEZA - A importância da água para a sua saúde e beleza


Falar de Nutrição e falar dos benefícios da água é um dos temas mais conhecidos no mundo inteiro. Todos sabem a importância de se beber água, e muitos por saberem dessa importância, acham repetitivo o assunto. Porém, muitas dessas pessoas não colocam em prática aquilo que sabem tão bem.

A água tem muitos benefícios: é essencial a todos os tecidos corporais,, além de meio necessário à reações químicas e componente estrutural celular. Participa de transporte de nutrientes, manutenção do volume do plasma, que é a parte "sólida" do sangue, além do controle da temperatura corporal, que permite a manutenção e hidratação da pele e a eliminação de substâncias não utilizadas pelo organismo.

No corpo humano, a água está presente nos diversos tecidos. Abaixo segue a porcentagem em alguns deles:
  • Sangue = 83
  • Rim = 83
  • Músculo = 76
  • Cérebro = 75
  • Fígado = 68
  • Osso = 22
  • Tecido adiposo = 10


Além da beleza exterior, a água contribui para a manutenção da saúde e prevenção de possíveis descompassos hormonais. A perda hídrica diária de um adulto pode influenciar também na sua hidratação e manutenção do equilibro. Perdemos água na urina, fezes, suor, e na chamada "perda insensível"  que engloba a pele e os pulmões. Por isso é muito importante consumir além de frutas, verduras e hortaliças (que contém uma concentração de água em sua composição), sucos, chás e, claro, água, tornando um hábito.Dica: durante as refeições evite os líquidos. Procure consumi-los uma hora antes e uam hora após cada refeição.


A recomendação diária para um adulto varia conforme seu peso e atividades, porém usando a média de 2L por dia, o adulto saudável consegue se manter hidratado e em homeostase (equilíbrio). As bebidas gaseificadas, como refrigerantes, zero, de baixa caloria ou normais, não contam na ingestão hídrica pois contém açúcar e outras substâncias químicas que anulam o benefício da hidratação. O fósforo presente atrapalha na absorção de cálcio, um dos exemplos maléficos da bebida, além do desgaste no esmalte do dente e no aumento imediato da glicemia, podendo gerar diabetes e descontroles hormonais.


Os sucos são uma boa pedida para quem quer se hidratar, porém é preciso atenção quanto o consumo de açúcar. Uma bebida nova é o smoothie, que é um suco concentrado, bebida de textura cremosa, feita à base de frutas naturais congeladas, que também vale como ferramenta para hidratação.

Fonte: Modita Cuja

INSTITUCIONAL

As coisas mais belas da vida é que se destacam. É simplesmente a ordem natural das coisas. Agende o seu horário e continue linda! (43) 3028-9190