domingo, 2 de junho de 2013

TERÇA/UNHAS - Tudo que você precisa saber para lixar as unhas em casa



Muitas mulheres evitam fazer as unhas em casa por um simples motivo: não sabem como lixar as unhas. Quando lixam, reclamam que ficam tortas ou pequenas demais por tentar corrigir o que começou errado.

Com a prática, lixar as unhas passa a ser algo básico e muito fácil para se fazer em qualquer lugar. Reuni algumas práticas que adquiri durante o tempo de minha própria manicure “em casa” para que vejam o quanto simples é!

Dicas gerais

DICA 1 – unhas pintadas

Parece estranho, mas acredite: lixar as unhas com elas esmaltadas facilita, e muito, o processo. Com alguma cor em cima das unhas é fácil observar o formato durante o processo e diminuir a chance de errar. Portanto, antes de passar removedor no esmalte velho, comece sua manicure lixando e deixando as unhas com o formato de sua preferência.

DICA 2 - mãos “espalmadas”

É muito comum dobrarmos a mão (quando flexionamos os dedos sobre a palma da mão) para lixarmos as unhas. Porém, dessa maneira a chance do formato desejado sair errado é bem maior.  A dica então é espalmar a mão em uma superfície plana e olhar as unhas de “cima”.  O formato ficará certo e você realmente estará vendo o resultado final.


DICA 3 - escolhendo a lixa

Hoje em dia temos várias opções de lixas. A escolha vai mais mesmo da preferência pessoal. Eu, particularmente, sempre me dei melhor com as comuns (e mais baratinhas!) de papelão mesmo mas usei por um tempo as de vidro – mas essas, infelizmente, perdem o “fio” com o tempo e acabam não lixando nada. Portanto, sempre tenho uma lixinha básica de papel na minha mesa, na bolsa e, claro, na maletinha manicure.


1) PAPELÃO são as mais comuns e dá pra achar pra comprar em vários lugares, além de serem bem baratinhas. Existem vários modelos e cores (pardo, preto, amarelo) e o que muda um pouco é a textura entre eles. Elas sempre vem com 2 faces: uma mais lisinha e outra mais áspera. Eu sempre uso a mais lisinha para lixar as unhas das mãos, acho mais fácil pra trabalhar e a unha não fica com muitas farpas depois de acabar. O lado mais áspero uso nas unhas dos pés.

2) VIDRO como já falei, elas são ótimas mas só quando novas. Depois de um tempo de uso elas perdem o fio e não lixam nadinha :/ Fora que o tem o risco de quebrar (já quebrei umas 4) e o preço que é bem mais alto se comparado aos outros modelos. Fora isso também tem a dificuldade de achar para comprar…as minhas eu comprei fora do Brasil pois as que achava aqui eram muuito caras e não muito boas.

3) PAPELÃO MAIS GORDINHA sabem qual é, né? Elas são de papel mas mais fofinhas, pois no meio das faces tem uma camadinha de enchimento (sim são “recheadas”). Elas fazem bem o trabalho mas não são muito resistentes. Por ter a superfície mais lisinha, o acabamento das unhas quando lixadas com elas sempre é bom e sem farpas.

4) COM FACES PARA ACABAMENTO essas também são bem comuns em perfumarias e existem em vários formatos como bloquinhos até. A promessa delas é fantástica: deixar as unhas com a superfície bem lisinhas (sem ondulação alguma) e muito brilhantes, como se tivesse acabado de passar base! Mas CUIDADO! O uso constante de lixas polidoras faz um mal danado às unhas e as deixam super fracas e quebradiças. O ideal é usar apenas uma vez por mês. Mas o bom delas é que eu uso para dar acabamento somente às pontinhas depois que termino de lixar e que elas estão com o formato que desejo. Qualquer “farpinha” que ainda exista lá a lixa tira e deixa o acabamento bem lisinho. Recomendo!

5) MINIS PARA CARREGAR NA BOLSA é sempre bom ter uma lixa na bolsa, hein? Unha nunca dá hora e nem marca lugar pra lascar e te irritar – existem vários modelos fofos para você escolher. Tem animal print, floral, personagens…e o preço é bem amigo também!

6) METAL sei que tem muita gente que só usa esse tipo de lixa (e ama!) mas eu particularmente, não curto nem um pouco. Nunca me dei bem com elas e o acabamento nunca ficava legal…posso até dar mais uma chance, mas primeiro preciso achar uma dando sopa por aqui.



Dicas para os formatos

O formato das unhas não segue moda tampouco estações – portanto, lixe-as somente pelo seu gosto e estilo pessoais. Veja o formato que mais combina e lhe agrada e veja como conseguir um resultado fácil e rápido.

DICA 1 – unhas quadradas

Para quem prefere as unhas quadradas, a lixa deve ficar paralela às pontas das unhas horizontalmente (com a mão espalmada). Olhando de cima, comece o movimento de vai-e-vem, mas não contínuo. Esqueça o movimento de serra e faça com que a lixa vá e venha pausadamente. Comece de uma ponta e continue da outra, com uma pausa entre elas. Assim, o formato pode ser conseguido de maneira lenta, mas certa. O risco de errar e deixar a unha torta é nulo e o formato quadrado é facilmente conseguido. Quando as unhas já estiverem do agrado, lixe as pontinhas lateralmente para que não fique nenhuma ponta aguda que possa machucar. O movimento também é como no começo: lixe de lado e quando chegar no topo da unha, vá em direção contrária para que a ponta desapareça.


DICA 2 – unhas arredondadas

Unhas arredondadas são tão simples quanto às quadradas.  Para ter esse formato, basta espalmar a mão e posicionar a lixa lateralmente e fazer o movimento pausado até que a ponta fique suave. Então basta uni-la com a ponta da unha imaginando um arco. Faça a mesma coisa do outro lado. O formato mais ou menos arredondado é dado no final. Imagine um arco de novo e una as das pontas, até que fique como desejado.


A prática também é uma aliada para o processo ficar cada vez mais rápido e fácil. Portanto, comece treinar já!

Fonte: Unha Bonita


INSTITUCIONAL (MANHÃ)

No Salão do Rapha as suas unhas são tratadas com o maior cuidado para obter o melhor resultado. Venha fazer sua unha decorada conosco!